12 de janeiro de 2013

Onde está a rolha?

Visitando o blog da nossa amiga Sheila conheci um site chamado Issuu. Tem bastante material para catequese e pode ser muito útil para enriquecer nossos conhecimentos.
Ao ler um dos materiais que a Sheila indicou, encontrei um texto bem interessante e gostaria de partilhar com vocês.

Muitos catequistas estão se preparando para voltar a catequese e esse texto pode ajudar a fazer uma boa reflexão da sua vocação de catequista.


Onde está a rolha?

Uma supervisora visitou uma escola. Durante a visita, observou como uma professora se escondia atrás da mesa, e os alunos faziam uma grande algazarra. Era uma situação caótica.
Então decidiu apresentar-se:
– Com licença, sou supervisora... Algum problema?
– Estou acabrunhada, senhora. Não sei o que fazer com essas crianças... Não tenho transparências, nem livros e nem a prefeitura me manda material didático; não tenho recursos eletrônicos, não tenho nada novo para mostrar a eles e nem o que dizer...
­­­– A inspetora era uma "Docente de alma”; viu uma rolha sobre a mesa desordenada, pegou-a e, com convicção, se dirigiu às crianças:
– O que é isto?
– Uma rolha, senhora!! Gritaram todos, surpresos.
– Bem, de onde veio a rolha?
– Da garrafa, professora! É colocada por uma máquina!
– Vem de uma árvore, da madeira... Respondiam outras entusiasmadas.
– E o que se pode fazer com a madeira? Continuava a entusiasta docente.
– Cadeiras, mesas, barco – continuavam as crianças.
– Pois bem! Temos um barco? Quem vai desenhá-lo? Quem faz um mapa no quadro de giz e coloca o porto mais perto para o nosso barquinho?
– A qual Estado pertence esse porto? Qual o outro porto mais perto? É do nosso país ou de outro? Quem vocês conhecem e que nasceu ali? Algum escritor, cantor, poeta? O que produz essa região? Alguém se lembra de alguma canção dessa região?
E a supervisora foi trabalhando assim a história, a geografia, a arte, a economia, a religião, a literatura, etc.
A professora, ainda atrás da mesa, muito impressionada, disse comovida:
– Nunca esquecerei o que me ensinou! Muito agradecida!
Passou o tempo... A inspetora voltou tempos depois para aquela escola e procurou pela professora. E novamente encontrou-a encolhida atrás da mesa e os alunos, novamente, em total desordem.
– Professora, o que aconteceu? Lembra-se de mim? – Pergunta a supervisora...
– Claro que sim – responde – como poderia esquecer? Que bom que voltou! Eu não encontro a rolha... Onde a deixou?


PARA REFLETIR:

- Qual a mensagem que o texto deixou para você, como catequista?
- Em qual momento da catequese você se sentiu acuado(a), literalmente atrás da mesa? Veio alguém em seu socorro?
- O bom catequista é aquele que catequiza até com uma folha de bananeira. Para ser bom a esse ponto, o que é preciso?

Faça uma avaliação do seu serviço como catequista:
- Como estou servindo?
- Como estou anunciando a Boa Nova, com amor e alegria ou estou me encolhendo atrás da mesa?
- O que posso fazer para melhorar a minha catequese?

Lembre-se: Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.
Abra o seu coração à ação do Espírito Santo de Deus e deixe Ele agir em sua vida, transformando o seu serviço numa verdadeira obra de amor e fidelidade ao Pai. Não desanime diante das dificuldades. O próprio Jesus não tinha nenhum recurso e, no entanto, cumpriu tão bem a sua missão que, até hoje, sua mensagem é anunciada. 




4 comentários:

  1. Oi Késia...muito bom!! É bem assim mesmo! Que possamos ter sempre em mãos uma "rolha"... Ficar acuada, jamais...porque se eles descobrem em nós essa fragilidade, dificilmente conseguiremos o controle da turma...
    Beijo grande e um 2013 abençoado pra vc...

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante este texto. Obrigada!
    Vou partilhar com os catequistas da minha comunidade!
    Bjs e que Deus te abençoe sempre!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. Késia, que texto hein?! Uma ótima reflexão... Paz e bem!

    ResponderExcluir
  4. Muito reflexivo o texto Késia. É isso mesmo, o verdadeiro catequista sabe fazer uso da imprevisibilidade. Quantas vezes preparamos um assunto e quando chegamos vemos que o momento pede outro tema. Muita luz prá vc.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...