17 de novembro de 2011

Encontro de Catequese - Tema: João Batista e o batismo de Jesus

Acolhida – Acolher os catequizandos com alegria e cânticos animados.

Oração Inicial – Façamos uma pequena celebração, recordando o nosso batismo. Podemos levar uma bacia com água e pedir para cada criança pegar um pouco de água e fazer o sinal da cruz no amigo do lado, pronunciando as palavras usadas no batismo: “Eu te batizo .... (diz o nome do amigo) em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” Após este momento, convidar todos para cantar este pequeno refrão: Batiza-me Senhor com teu espírito. Batiza-me! (3x) Batiza-me, batiza-me Senhor. Ó Senhor! E deixa-me sentir teu fogo de amor, aqui no coração Senhor. (2x)

Recordando o encontro anterior – Relembrar o que aprendemos no encontro anterior e corrigir as atividades propostas.

Motivação (ver):
- Pergunte para os catequizandos: Qual foi a melhor notícia que você já recebeu? Depois que todos partilharem, o catequista fala: “Há uma notícia melhor que todas que vocês contaram. Vamos conhecer agora a história de um homem que foi chamado por Deus para dar uma boa notícia às pessoas. Vamos descobrir quem é esse homem e qual é essa notícia?

- Leve para o encontro, elementos que lembrem João Batista, ex: água, plantas, areia, cajado, gafanhoto, etc. Se não for possível levar objetos, faça desenhos ou plaquinhas com palavras-chave.

- Apresente o personagem para as crianças à partir dos objetos, dizendo que hoje vamos conhecer um pouco mais da história de um grande profeta que recebeu a missão de preparar o caminho pra Jesus. Use as pistas para as crianças tentarem adivinhar quem é este profeta.

Colocação do tema (julgar):
- Lembrar que cada profeta recebeu de Deus uma missão muito importante;

- Falar sobre a missão do profeta João Batista, aquele que veio preparar o povo para receber Jesus.

Agir Transformador (ação):
- Durante a semana, seja o mensageiro de uma boa notícia. No próximo encontro você deve nos contar qual a boa notícia que você contou pra alguém.

Evangelho do dia – Mt 25, 31-46
- Refletir sobre este evangelho lembrando que Jesus caminha sempre ao nosso lado, através de nossos irmãos doentes, presos, famintos, ... Muitas vezes nós acreditamos que Jesus está lá no céu, bem longe de nós, mas hoje ele nos ensinou que está mais perto do que imaginamos. Falar também do Dia de Cristo Rei.

Atividade – Lição 19 e 20 do livrinho.

Oração Final – Oração de Cristo Rei.



“Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino
que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!”


6 comentários:

  1. Olá Kesia,
    Parabéns pela postagem, esse encontro é muito importante!

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Oi,Késia. Estou fazendo parte dos Catequistas Unidos e vim visitar seu blog. Meu nome é Joana, tenho 12 anos e sou coroinha em minha comunidade. Gostei muito de tudo por aqui e já estou te seguindo.Seu espaço é tão lindo e cheio de luz!
    Venha conhecer meu cantinho também, que ficarei muito contente.
    Deus abençoe você!
    Beijinhos perfumados,
    Joana

    sorrindocomjesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. As crianças da capela onde atuo como catequista gostam e se entusiasmam muito com esse lema, visto que somos da comunidade São João Batista!
    Irei levar com muito carinho essa preparação de encontro para o núcleo da catequese onde faço parte.
    Que Deus continue lhe iluminando, Késia!
    Beijos de luz...

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz em poder contribuir com meus irmãos, espero que o seu encontro seja tão legal quanto foi o meu. Um grande abraço e a paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo planejamento!! :) Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Qaul livrinho é esse mencionado no final?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...