9 de novembro de 2011

Encontro de Catequese - Tema: Profetas e o profeta Elias



Acolhida – Acolher os catequizandos com alegria e cânticos animados.

Oração Inicial – Recordar que os profetas foram pessoas escolhidas por Deus para transmitir ao povo sua mensagem. Pedir aos catequizandos para fazer um momento de silêncio e lembrar de algum fato triste que aconteceu durante a semana. Em seguida fazemos uma oração, pedindo perdão a Deus, pois, ainda hoje, muitas vezes não escutamos a sua mensagem e, por isso, sofremos e fazemos nossos irmãos sofrerem.

Recordando o encontro anterior – Relembrar o que aprendemos no encontro anterior e corrigir as atividades propostas.

Motivação (ver):
- Fazer a brincadeira do maestro. Coloca uma criança do lado de fora da sala e escolhe uma criança para ser o maestro. Todos da turma devem imitar o maestro e a criança que estava fora deve tentar adivinhar quem era o maestro.

- Após a brincadeira refletir: O catequista escolheu o maestro assim como Deus escolheu seus profetas para enviar sua mensagem ao povo. O povo devia ouvir a voz do profeta e fazer sempre a vontade de Deus. Se, por acaso, alguma criança for escolhida para ser o maestro e se recusar, o catequista também pode usar esta atitude como exemplo, explicando que Deus escolhia seus enviados mas não os obrigava a falar em seu nome, pois ele nos fez livres.

Colocação do tema (julgar):
- Após a brincadeira, contar a história do profeta Elias.

- Para fixar o assunto, podemos fazer a dança do chapéu. Coloque as crianças em círculo e todos devem dançar ao som de uma música, passando um chapéu, que deverá ser previamente preparado pelo catequista. Quando a música parar, quem estiver com o chapéu na cabeça, responde uma pergunta sobre o assunto.

- Outra sugestão para dinamizar este momento é a brincadeira do robô. Escolha uma criança para imitar um robô e um voluntário para sair da sala, enquanto o restante do grupo decide onde ficam os comandos de ligar e desligar o robô (ex: ligar no nariz e desligar no pé direito). Em seguida chamar o voluntário e explicar: Compramos este robô, mas ele veio sem manual de instrução. Você pode nos ajudar a encontrar onde liga e desliga o robô? O voluntário então, vai tocando o robô, e todos podem orientá-lo dizendo “está frio” ou “está quente”. Quando o robô for ligado, deve começar a se movimentar e o voluntário deve, então tentar desligar, com ele em movimento. Ao final da brincadeira, partilhar: Que comandos nos tornam robô do pecado? (mentira, inveja, rancor, etc). Porém, existem comandos que nos tornam um robô cristão, quais são eles? (amor, perdão, etc). Que atitudes nos fazem ligar e desligar esses comandos?

Agir Transformador (ação):
- Procurar agir como profeta, durante a semana, falando sempre a verdade, fazendo todas as coisas com lealdade e não permitindo que ninguém conte mentiras.

Evangelho do dia – Mt 25, 14-30

Atividade – Lição 18 do livrinho.

Oração Final – Oração espontânea.

Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância,
mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado.


4 comentários:

  1. Oiii Kesia... o encontro ficou mto legal! Gostei muito das dinâmicas!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Olá, Késia! Ótima postagem. Que Deus a abençoe sempre!
    Abraços carinhosos,
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Bom roteiro de encontro, gostei! Ja tive idéias para a preparação do próximo encontro. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...