Esta semana, visitando o blog da nossa querida Imaculada, fiquei refletindo sobre o quanto é importante proporcionar momentos onde os catequizandos possam fazer a experiência do encontro pessoal com Deus. Muitas vezes, nós catequistas ficamos tão preocupados em fazer um encontro cheio de conteúdo e dinâmicas, que acabamos esquecendo o principal: “Estimular os catequizandos a realizarem a experiência do encontro com Deus”.
Como disse a Imaculada: “... falar das coisas de Deus é diferente de fazer a experiência...”
Esta frase também me fez lembrar a preocupação do pároco da minha comunidade. Certa vez, ele fez um alerta aos catequistas, dizendo que não deveríamos ficar tão preocupados com a doutrina, o mais importante era ensinar as crianças a amar Jesus, todo o resto viria por acréscimo.
Acredito que esse deve ser, na verdade, o fundamento da catequese. Mais do que falar, nossa missão é levar estes pequeninos a Jesus, como Ele mesmo nos pediu: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o reino do Céu”. (Mt 19,14)
E quanto mais eles se aproximam de Jesus e se tornam seus amigos, mais eles se interessam pelas coisas da Igreja e mais perto estarão do reino do Céu, uma vez que Jesus é o único caminho que nos leva ao Pai.
Neste mês dedicado às missões, que todos nós catequistas possamos refletir sobre esta linda missão que nos foi confiada, e que o próprio Jesus nos conceda a graça e a sabedoria necessárias para continuarmos levando os pequeninos ao seu encontro.
Visite o blog da Imaculada e veja que linda sugestão
de encontro para o Mês Missionário! (clique aqui)
Um grande abraço! Que a paz de Jesus esteja com todos vocês!
Olá, amiga!
ResponderExcluirGostaria de convidá-la para participar de um sorteio de vários livros em meu blog:
nospassosdejesusamor.com.br
Deus te abençoe!
Com carinho,
Angela