9 de abril de 2015

Lembrancinhas de Páscoa

Olá amados! Que a paz de Jesus 
e o amor de Maria estejam com todos vocês!

Desde o ano passado não estou assumindo turma na catequese em virtude de uma outra missão que Papai do Céu me confiou: ser mãe. Porém, não consigo (nem quero) me desligar completamente da catequese, pois espero voltar muito em breve. Não vejo a hora de levar meu pequeno para participar conosco desses momentos tão ricos de evangelização, cheios de alegria e do amor de Deus. E uma das formas que eu tenho de me manter em contato com a catequese é exatamente este espaço onde eu posso partilhar ideias e sugestões para os encontros de catequese, além de trocar conhecimento e experiências com todos vocês.

Nesta época da Páscoa nós catequistas sempre ficamos quebrando a cabeça para preparar alguma lembrancinha para as crianças que transmita o real sentido da Páscoa, cumprindo assim nossa missão de evangelizar e tirar, é claro, o foco do coelhinho e dos ovos de chocolate que são apresentados pela mídia como o centro da Páscoa.

Sei que estou meio atrasada com esta postagem, até tentei preparar antes, mas não foi possível. Caso você ainda não tenha feito a Celebração de Páscoa com a sua turma e precisa de sugestões, estas podem te ajudar. Se você já celebrou a Páscoa, não tem problema, as sugestões poderão ser aproveitadas em outro momento ou, quem sabe, na próxima Páscoa.


Cartão Pintinho saindo do ovo

Fonte

Esse cartão em forma de pintinho saindo do ovo nos faz refletir sobre a vida nova que Cristo nos deu ao morrer por amor a cada um de nós.


Cartão Caixinha Surpresa


Sugestão para a preparação da caixinha








Um cartão em forma de caixinha surpresa. Preparei uma sugestão, mas você pode decorar conforme a sua criatividade. O passo a passo da caixinha eu já ensinei. Se quiser aprender é só clicar aqui.


Um kit com pãozinho e suco de uva



Um kit com um pãozinho e uma garrafinha com suco de uva. No encontro o catequista pode fazer a Celebração da Páscoa e a partilha do pão e eles levam o kit pra fazer em casa com os pais.

Vela



Outra sugestão é a vela que simboliza a luz de Jesus. Você pode comprar a latinha, fazer as velinhas dentro delas e decorar a tampa com uma mensagem de Páscoa.



Ou ainda, você montar um “Kit de Páscoa”
contendo os seguintes itens:




- A vela ­­– Simbolizando a luz de Jesus e nos ensinando que também devemos ser luz na vida de nossos irmãos.

- O pão e o vinho – Recordando a instituição da Eucaristia. Refletir sobre o gesto de Jesus em se dar como alimento por amor a cada um de nós.

- Uma cruz (pode fazer de palito de picolé com ímã) – Refletir sobre o maior gesto de amor e doação que Jesus realizou por todos nós. A cruz também nos lembra que Jesus venceu a morte para nos dar uma nova vida.

- Um cartão (que pode ser o pintinho ou outro a seu critério) com uma mensagem de Feliz Páscoa ­– Refletir a importância de celebrar esse momento com as pessoas que amamos. Incentivar as crianças a fazer um cartão e desejar Feliz Páscoa para todos que amam, falando sobre o imenso amor de Jesus por nós.

- Um doce – Simbolizando a doçura dessa data. Jesus venceu a morte para nos dar uma nova vida, com novo sabor, cheia de alegria e mais amor. Não necessariamente precisa ser chocolate.


É claro que a decoração do ambiente é muito importante para criar o clima da celebração. No grupo Catequistas em Formação (no facebook) um(a) catequista partilhou uma imagem muito linda para iluminar ainda mais a celebração. Vários catequistas se arriscaram a fazer. Vale a pena tentar!    





Uma Feliz e abençoada Páscoa, repleta do amor 
e da misericórdia de Jesus!
Um grande abraço.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...