7 de outubro de 2011

Encontro de Catequese - Tema: Abraão, o pai da fé

Acolhida – Acolher os catequizandos com alegria e cânticos animados.

Oração Inicial – Oração de São Francisco.
Sugestão: Podemos fazer um jogral desta oração, onde os meninos rezam uma parte e as meninas rezam a outra.

Recordando o encontro anterior – Relembrar o que aprendemos no encontro anterior e corrigir as atividades propostas.

Motivação (ver):
- Contar a história de São Francisco e perguntar se os catequizandos conhecem alguém que, como São Francisco, deixou tudo para servir a Deus. Em seguida fazer a ligação da história de São Francisco com a história de Abraão.

Colocação do tema (julgar):
Apresentar a história de Abraão que deixou tudo o que tinha e o lugar onde morava para seguir o chamado de Deus. (Leituras: Gn 12,1-9; 17, 1-8; 22, 1-19)
- Abraão era uma pessoa muito boa. Embora não tivesse filhos e fosse muito rico, só pensava em fazer o bem. Mas na região que ele vivia as pessoas eram más e tinham outros deuses. Eram egoístas com suas coisas e não pensavam em fazer o bem para os outros e Deus amava Abraão por sua bondade.
- Abraão gostava de Deus e acreditava em tudo o que Deus lhe falava, mesmo que fosse difícil fazer o que Deus lhe pedia.
- Sacrifício de Isaac: Abraão não teve medo de dar tudo a Deus. Por isso, Deus lhe deu tudo: uma terra bonita, um filho, e fez dele Pai do Povo Hebreu, povo no qual o Salvador iria nascer.
- Depois do "não" que o homem disse a Deus (Adão e Eva), Abraão é o homem que disse SIM a Deus.

Para fixar o tema, podemos fazer a seguinte dinâmica:
O coordenador deve pedir a todos os participantes que se apóiem em um pé só. Em seguida, vai dando os comandos, pede para dar um pulo para frente sem colocar o outro pé no chão, um pulo para a direita outro para esquerda, dar uma rodadinha, uma abaixada e etc.
Depois de algum tempo, perguntar o que eles sentiram? Foi difícil?
Mensagem: Não podemos viver com o nosso individualismo porque podemos cair e não ter força para levantar. Porque ficarmos sozinhos se temos um ombro amigo do nosso lado? Lembrar que, assim como Abraão, que se uniu a sua família e ao seu povo, precisamos viver unidos para fazer a vontade de Deus, pois sozinhos podemos ser fracos e cair.

Agir Transformador (ação):
- Nós temos a coragem de abandonar tudo e seguir a Deus? (Comentar que nem sempre é preciso sair da sua cidade ou do seu país pra servir a Deus, também podemos fazer a vontade de Deus no lugar onde vivemos.) Por isso, esta semana, vamos nos esforçar para ajudar as pessoas que precisam da gente, em nossa comunidade.

Atividade – Lição 05 do livrinho.

Evangelho do dia – Mt 22, 1-14

Oração Final – Oração de Nossa Senhora Aparecida.

“Muitos são chamados, e poucos são escolhidos.”

9 comentários:

  1. Oii Kesia! Excelente planejamento!!Gostei muito da relação que vc fez entre o tema e a história de S. Francisco, encaixou certinho...
    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. OLÁ KESIA, SEUS ENCONTROS COMO SEMPRE, ÓTIMOS.AH POSTA A ATIVIDADE TB!ASSIM FICA COMPLETINHO. BEIJUS E UM ÓTIMO E ABENÇOADO FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Visitar seu blog é sempre uma satisfação.
    Que com Maria, a Mãe de Deus e, sobretudo, com o seu “sim”, a nossa atenção se volte para Jesus e com Ele percorramos a trajetória de Sua vida: nascimento, ministério, Paixão e ressurreição.
    Bom final de semana na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  4. Postagem maravilhosa! Parabéns pelo lindo e abençoado trabalho de evangelização!
    Que Deus a abençoe sempre mais!
    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  5. olha amei esse tema do encontro, que sempre lhe ailumine e abençoe. Amei seu blog beijos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, adorei o seu encontro, vou utiliza-lo na minha turminha, sugestão colocar atividades.

    Você se referiu a atividade lição 5 do livrinho, gostaria de saber que livro é esse.

    A paz de Deus e o amor de maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamila. Muito obrigada pelo carinho da sua visita. Fico feliz em saber que o encontro foi útil em sua turma. Quanto a atividade, gostaria de esclarecer o seguinte: quando criei o blog, eu não imaginava que ele fosse tomar grandes proporções, utilizava apenas como uma ferramenta para partilhar o material com os catequistas da minha comunidade. Aqui nós usamos o livro "Fé-Vida-Comunidade". Em todos os encontros que cito a lição, estou me referindo à este livro. Com o passar do tempo, percebi o quanto o blog estava sendo útil para outros catequistas e fui aperfeiçoando as postagens. Preparei algumas atividades que também poderão ser úteis em sua turma. Na parte superior do blog tem uma página exclusiva para elas. Um grande abraço. Que Deus te abençoe e te conceda a paz!

      Excluir
  7. Boa tarde, estou viajando e curtindo o seu blog, acabei de ver as fichas de inscrições vou usá-las em 2014 e os cartões de identificação dos catequizandos.
    Falando na atividade Abraão, o pai da fé não encontrei as atividades na parte superior do seu blog, você poderia me passar o link?
    Bem vou continuar passeando em seu blog

    A Paz de Cristo e um excelente dia

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...