27 de outubro de 2011

Encontro de Catequese - Tema: Encerramento do Mês Missionário


Prepare um ambiente bem acolhedor, utilizando elementos que nos ajudem a refletir sobre o mês missionário. Se possível, prepare um pequeno altar, com toalhas nas cores missionárias, flores, o globo, uma imagem de Nossa Senhora e no chão, em direção ao altar, faça pequenos chinelinhos (de EVA) com a mensagem: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos!” (Mt 28,19). O molde do chinelinho, encontrei no blog Pequeno Gigante.  











Acolhida – Acolher os catequizandos com alegria e cânticos animados. Se possível, usar cânticos que falem de missão.
Sugestão: O Senhor me chamou a trabalhar
1. O Senhor me chamou a trabalhar, a messe é grande ceifar. A Ceifar, o Senhor me chamou, Senhor, aqui estou! Senhor aqui estou!

Coro: Vai trabalhar pelo mundo afora! Eu estarei até o fim contigo! Está na hora, o Senhor me chamou. Senhor, aqui estou! Senhor, aqui estou!

2. Dom de amor é a vida entregar, falou Jesus e assim o fez. Dom de amor é a vida entregar, chegou a minha vez! Chegou a minha vez!

3. Todo o bem que na terra alguém fizer, Jesus no céu vai premiar. Cem por um, já na terra ele vai dar, no céu vai premiar! No céu vai premiar!

4. Teu irmão a tua porta vem bater, não vai fechar o teu coração. Teu irmão ao teu lado vem sofrer, vai logo socorrer! Vai logo socorrer.

Oração Inicial
Fazer um momento de reflexão. Pedir para cada catequizando observar o ambiente em sua volta. Os chinelinhos representam cada um dos catequizandos. Neste momento, pode-se colocar uma música suave e pedir para que todos fechem os olhos e pensem um pouco em suas atitudes... Estou amando a Deus em primeiro lugar e falando Dele com amor para todos, ou tenho vergonha de demonstrar meu amor à Deus? Estou amando meus irmãos como Jesus me amou? ...

A catequista Sheila postou em seu blog uma excelente reflexão que pode nos ajudar a conduzir melhor este momento. Clique Aqui!

Evangelho do dia – Mt 23, 1-12

Motivação (ver)
- No encontro anterior, dividimos a turma em cinco grupos e pedimos para cada grupo pesquisar sobre um continente. Neste momento, os grupos devem apresentar para a turma, tudo o que conseguiram descobrir sobre o seu continente.

Colocação do tema (julgar)
- Explicar o que é o terço missionário e propor a turma um terço bem dinâmico. Cada grupo deve rezar com muita fé, um mistério do terço, oferecendo ao continente que pesquisou.

Agir Transformador (ação)
- Procurar ser missionário na sua comunidade, atendendo ao apelo de Jesus: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos!”

Atividade – Livre

Oração Final – Oferta de rosas à Nossa Senhora
Prepare uma flor de cinco pétalas para cada catequizando. Pedir para cada um escrever um pedido na flor e dobrar as pétalas. Coloque uma vasilha com água no centro da sala e peça para cada catequizando oferecer a sua flor à Nossa Senhora. Depois que todos fizerem sua oferta, reflita sobre o que aconteceu. O que representam as flores que se abriram? Será que estamos rezando com amor e pedindo com fé? Explicar que Nossa Senhora acolhe com carinho todos os nossos pedidos e sempre intercede por nós junto a Jesus. Concluir este momento com a oração da Ave Maria.

  
“Quem se exaltar será humilhado, e
quem se humilhar será exaltado”.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...