Tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu / Que trem gostosinho
Tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu / O trem do carinho
Olha a estação da cabecinha ... Tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu ...
Olha a estação da barriguinha ... Tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu …
Obs: Colocar as crianças em círculo e, em cada estação, eles devem fazer o carinho no irmão da frente, na parte em que o trem indicar: cabecinha, barriguinha, joelhinho, pescocinho, etc.
Oração Inicial – Livre
Recordando o encontro anterior – Relembrar o que aprendemos no encontro anterior e corrigir as atividades propostas.
Motivação (ver):
- Relembrar o que aprendemos sobre os mandamentos;
- Como as pessoas de nossa comunidade estão caminhando?
A maioria pratica os 10 Mandamentos da Lei de Deus?
- Continuar a explicação dos 5 últimos mandamentos, seguindo o mesmo raciocínio do trenzinho, lembrando que Jesus é o maquinista do nosso trem e os trilhos são os 10 Mandamentos da Lei de Deus.
- Explicar cada um dos 5 últimos mandamentos utilizando exemplos do dia-a-dia das crianças;
- Concluir este momento explicando que os 10 mandamentos se resumem em dois: “Amar a Deus sobre todas as coisas” e “Amar ao próximo como a si mesmo”;
- Como vemos, os mandamentos se resumem no AMOR e, para motivá-los a amar e declarar o amor uns pelos outros, podemos fazer a seguinte dinâmica:
Sugestão: Dinâmica “Tu me ama?”
Todos devem estar sentados em círculo e um catequizando fica de pé, no centro do círculo. Ele deve se dirigir até um colega e perguntar: Amigo (nome do amigo) tu me ama? O amigo deve responder: Sim! Eu te amo! E o outro deve perguntar: Por quê? O amigo deve dizer alguma característica, por exemplo: Porque você tem cabelo, ou porque você está de chinelo... Neste momento, quem tiver a mesma característica que o amigo falou deve trocar de lugar e aquele que sobrar no centro do círculo deve continuar a brincadeira perguntando para outro amigo: Amigo tu me ama?
Agir Transformador (ação):
- Colocar em prática os cinco últimos mandamentos da lei de Deus;
Atividade – Lição 12 a 14 do livrinho.
Evangelho do dia – Mt 16, 21-27
Sugestão: Dinâmica dos balões
Entregar um balão para cada criança (de preferência coloridos). Pedir para cada um encher o seu balão, pensando na sua vocação. Qual o seu maior dom, dado por Deus? Em seguida, todos devem dar um nó na ponta do balão e o catequista deverá explicar que a vocação é um chamado especial para cada um de nós e todos são chamados. Assim como os balões, podemos até assumir a mesma vocação (exemplo dos balões da mesma cor), mas o chamado é diferente, é individual (ressaltar que apesar de ter a mesma cor, os dois balões não são iguais). Depois deste momento, cada um deverá jogar o seu balão pra cima sem deixar cair no chão, enquanto isso, o catequista vai chamando o nome de cada um e, a pessoa que ele chamar deve sentar, deixando o seu balão para os amigos jogarem, até que fique somente um, se esforçando para não deixar os balões caírem.
Após a dinâmica perguntar o que eles perceberam? Como o último se sentiu, tendo que cuidar de todos os balões sozinho? Comparar a dinâmica com o trabalho dos leigos na nossa comunidade, se cada um não desenvolver bem o seu trabalho ou simplesmente disser “não” ao seu chamado, ele acabará sobrecarregando um amigo e toda a comunidade de Deus vai ser prejudicada.
“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo,
tome sua cruz e siga-me.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário