15 de setembro de 2011

Encontro de Catequese - Tema: Aprendendo a manusear a Bíblia

Acolhida – Preparar o ambiente com a Bíblia, flores, vela... Desejar boas vindas. Acolher os catequizandos com alegria e cânticos animados, se possível, que falem sobre a Bíblia.


Oração Inicial – Livre


Recordando o encontro anterior – Relembrar o que aprendemos no encontro anterior e corrigir as atividades propostas.
Para fixar o que os catequizandos aprenderam sobre os livros da Bíblia, o catequista pode fazer um Bingo Bíblico.
- Preparar uma cartela para cada criança, deixando espaço para cada um colocar o nome de 9 livros da Bíblia. Em seguida o catequista inicia o bingo, sorteando o nome de livros da Bíblia. Aquele que preencher toda a cartela primeiro, ganha um prêmio.


Motivação (ver)
- Iniciar um diálogo com os catequizandos, perguntando se eles amam alguma pessoa que não conhecem, por exemplo, a avó do seu catequista. Inicialmente eles podem não compreender, então o catequista explica que eles podem não amar a sua avó porque não a conheceram. O objetivo é fazê-los perceber que só podemos amar verdadeiramente aquilo que conhecemos. Perguntar então aos catequizandos: E vocês amam a Deus? Todos devem dizer que sim, então podemos perguntar: E como conhecemos Deus? Explicar que podemos conhecer melhor Deus através da sua palavra. Deus nos fala na Bíblia e nos fala também na vida, nos acontecimentos do dia-a-dia e através dos nossos irmãos.

Colocação do tema (julgar)
- Explicar de que forma devemos ler a Palavra de Deus:
1. Inicialmente é necessário pedir inspiração ao Divino Espírito Santo, para que nos ajude a entender a Palavra conforme a vontade de Deus e não segundo o nosso próprio entendimento.
2. Sentir que a Bíblia é o instrumento a serviço da vida.
3. Interpretar a vida à luz da Palavra de Deus, tentando perceber na minha vida, na vida da comunidade e da sociedade a presença ou ausência do Plano de Deus revelado na Bíblia.
- Após um breve comentário sobre como ler a Palavra de Deus, explicar de que forma encontramos as passagens na Bíblia e como lemos as citações bíblicas.


Agir Transformador (ação)
- Pedir para cada catequizando ler um trecho da Bíblia em família todos os dias.


Atividade de fixação
- Preparar um cartãozinho em formato de Bíblia. Escrever uma citação para cada criança pesquisar na sua Bíblia (Ex: I Cor 13,1). Quando encontrar, a criança deve escrever no cartão a mensagem que se encontra nesta citação. Ao final do encontro, o catequista pede para cada um colocar seu nome no cartão e oferecer a um amigo.


Evangelho do dia – Mt 20, 1-16

Oração Final – Livre.




Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. 

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...