Recebi esta historinha de uma amiga da catequese, que também gosta muito de liturgia. Achei bem legal pra ensinar liturgia aos pequeninos.
Obrigada Givoneide pela colaboração!
Rodrigo é um menino curioso. Vive fazendo perguntas sobre o que vê ou escuta. Certo dia, ao chegar na casa de sua avó, perguntou:
- Vó, o que é liturgia?
- Liturgia é uma festa - respondeu dona Alice.
- Ah... Então a festa de aniversário da Mariana foi uma liturgia?
- O aniversário da Mariana foi uma festa, mas não uma liturgia.
Em um aniversário existem muitas coisas que existem numa festa de liturgia: pessoas, alegria... Mas não existe o mais importante: a presença de Deus como centro da festa.
As festas litúrgicas são momentos fortes na vida da Igreja. Assim, como nós temos momentos fortes em nossa vida: nosso nascimento, aniversários, formaturas, casamento... também a Igreja tem momentos fortes.
A festa litúrgica mais conhecida é a Eucaristia. Mas há também os momentos litúrgicos do batismo, da Crisma, do matrimônio e outros.
As pessoas se reúnem para celebrar a vida em Deus e por isso rezam, cantam, louvam e agradecem.
- Quer dizer que Deus fica na Igreja esperando o povo para a liturgia?
- Não... Deus está presente na vida de todas as pessoas - afirmou a vó Alice, - mas é na liturgia que O encontramos de forma especial.
Há momentos durante o ano muito importantes na liturgia: o Natal, a Quaresma, a Páscoa, Pentecostes, Corpus Christi e outros.
- Vovó... - disse Rodrigo, como quem havia chegado a uma bela conclusão, - quer dizer que a liturgia é a festa da vida?!
- Muito bem, meu netinho! Agora vejo que você entendeu muito bem!
Vamos trabalhar um pouquinho?
Depois de ler o texto acima com atenção, responda as perguntas:
1. Na liturgia qual a pessoa central da festa?
2. Qual a festa litúrgica mais conhecida?
3. Cite alguns momentos litúrgicos.
4. Cite alguns momentos importantes, durante o ano, na liturgia.
Oiii..tá fofo seu blog, bjos bom fim de semana, Shenia.
ResponderExcluirKesia, deixei um recado mas não o comentário: ótimo conteúdo de liturgia, vou levar um pouquinho de cada explicação para meu próximo encontro de catequese, obrigada, Shenia.
ResponderExcluir