A Bíblia é uma biblioteca composta de 73 livros, escritos em épocas distantes e de situações muito distintas. Imagine você chegando a uma grande estante de livros e pegar para ler o primeiro da prateleira. Essa leitura pode não dar certo. Da mesma forma, pode acontecer com quem começa a ler a Bíblia do livro do Gênesis. Em geral não passa do quinto livro. Desanima, não retorna mais e ainda diz que é impossível, que não dá para entender a Bíblia. É uma regra de ouro: a Bíblia se explica por si mesma. Por isso, um plano de leitura é muito importante e necessário. No início há muita coisa que a gente não entende, o que é natural. Não pare, vá em frente. À medida em que você for lendo, as coisas vão se esclarecendo umas às outras. Segue abaixo a proposta de um método de leitura para você conhecer a Bíblia através dela mesma, com breve explicação da ordem e da lógica do método proposto a partir do Novo Testamento:
1º) Primeira Carta de João: ela dará a você a certeza da salvação e o fará saber que Deus o amou e o escolheu. Uma escolha gratuita, amorosa, sem merecimento! É a mais linda realidade da vida.
2º) O Evangelho de João: “Para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que crendo tenhais a vida em seu nome” (Jo 20,31). Apresenta ensinamentos, milagres e fatos da vida de Jesus para que não fique dúvidas quanto à sua identidade: Ele é o Cristo, o Messias esperado, o enviado do Pai.
3º) O Evangelho de Marcos: Apresenta uma visão global de toda a vida de Jesus.
4º) As pequenas Cartas de Paulo: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossensses, 1ª e 2ª Carta aos Tessalonicenses, 1ª e 2ª Carta a Timóteo, Tito e Filêmon. São Cartas que Paulo enviou às comunidades que ele mesmo iniciou e consolidou. Estando distante destas comunidades, ele complementa o seu trabalho através dessas Cartas. Devem mesmo ser lidas como cartas, com começo (introdução/saudação), meio e fim (despedida).
5º) O Evangelho de Lucas: Você já leu o Evangelho de João, mais teológico, o de Marcos, com uma narrativa mais viva e mais rápida, e agora vai ler o de Lucas, que apresenta narrativas mais detalhadas dos eventos que precederam o nascimento de Jesus e sua infância.
6º) Os Atos dos Apóstolos: É a continuação natural do Evangelho de Lucas, narrando a poderosa ação do Espírito Santo na vida dos apóstolos após a subida de Jesus ao céu, levando-os a dar início à Igreja de Jesus. Revela as ações e os prodígios realizados por homens e mulheres muito simples mas cheios do Espírito Santo.
7º) A Carta de Paulo aos Romanos: É a carta mais rica em ensinamentos doutrinários. Apresenta um vibrante ensinamento sobre a salvação gratuita que nos é dada mediante a fé.
8º) Os demais livros do Novo Testamento: O Evangelho de Mateus, a 1ª e 2ª Carta aos Coríntios, Hebreus, a Carta de Tiago, as 1ª e 2ª Carta de Pedro, a 3ª Carta de João e a Carta de Judas. Por fim, o Apocalipse de São João, o livro da revelação. Tire da cabeça que esse é um livro complicado e difícil de se entender.
9º) Os livros do Antigo Testamento: Tendo lido todos os livros do Novo Testamento, o leitor já terá uma boa base para poder ler e entender o Antigo Testamento. Convém serem lidos em ordem cronológica, das origens até a vinda de Cristo, tal como sugere o quadro abaixo:
ORDEM DE LIVROS PROPOSTA PARA A LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
1. Novo Testamento 1. João (1ª e 2ª carta) 2. João (Evangelho) 3. Marcos (Evangelho) 4. Gálatas 5. Efésios 6. Filipenses 7. Colossensses 8. Tessalonicensses (1ª e 2ª carta) 9. Timóteo (1ª e 2ª carta) 10. Tito 11. Filêmon 12. São Lucas (Evangelho) 13. Atos dos Apóstolos 14. Carta aos Romanos 15. Mateus (Evangelho) 16. Coríntios (1ª e 2ª carta) 17. Hebreus 18. Tiago 19. Pedro (1ª e 2ª carta) 20. João (3ª carta) 21. Judas 22. Apocalipse Das origens à Época dos Reis 23. Gênesis 24. Êxodo 25. Números (pule Deuteronômio e Levítico). 26. Josué 27. Juízes 28. Samuel (1º e 2º livro) 29. Reis (1º e 2º livro) Os Profetas mais Antigos (datas antes de Cristo): 26. Amós (760) 27. Oséias (750) 28. Isaías: capítulos 1 ao 39 (740) 29. Miquéias (725) 30. Naum (625) 31. Sofonias (625) 32. Habacuc (605) 33. Jeremias (600) | No Tempo do Exílio 34. Lamentações 35. Ezequiel (580) 36. Abdias 37. Isaías: do capítulo 40 ao 55 Após o Exílio 38. Crônicas: saltando as genealogias de 1 a 9 (1º livro) 39. Crônicas (2º livro) 40. Esdras 41. Neemias 42. Ageu (520) 43. Zacarias (520) 44. Isaías: do capítulo 56 ao 66 45. Malaquias (440) 46. Joel 47. Jonas 48. Rute 49. Tobias 50. Judite 51. Ester 52. Eclesiástico 53. Cântico dos Cânticos 54. Jó 55. Eclesiastes 56. Macabeus (1º e 2º livro) 57. Baruc 58. Daniel 59. Sabedoria 52. Provérbios 53. Eclesiástico Leis e Tradições Judaicas 60. Levítico 61. Deuteronômio Os Salmos Os Salmos devem ser lidos e trabalhados a qualquer tempo, independente de uma ordem. Leia sempre um Salmo. Faça o seu diário sobre ele sem receio de estar interrompendo a seqüência. Salmo é como fruta: a gente come a qualquer hora, independentemente das refeições. E sempre faz bem. |
Colaboração: Pe. Romão Antonio Martini Martins - Paróquia N. Sra Auxiliadora, Londrina PR.
Fontes de consulta: Mons. Jonas Abib. A Bíblia no meu dia-a-dia. Ed. Canção Nova, 2005
muy buena descripción de los libros de la biblia
ResponderExcluirOlá! Que maravilha seu blog!!!
ResponderExcluirÉ graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca.
Boa semana na Paz e no Amor de Cristo,
Reinaldo
Querida Kesia,desculpe a demora para visitar seu blog(que é lindo!)mas estava me recuperando de um problema de saúde, e só agora vi seu comentário, seja bem vinda ao catequistas unidos e que Deus lhe abençoe,beijos,Rosane
ResponderExcluir