21 de setembro de 2011

As Cores Litúrgicas

São empregadas nos ornamentos dos "ministros ordenados", nas celebrações litúrgicas; são também usadas em panos de ornamentação. Variam segundo tempos e lugares.
Atualmente em nosso rito romano se empregam as seguintes cores:

Branca - É usada nos tempos de Páscoa e Natal, em geral nas festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos ou Santas não mártires.

Verde - Durante o Tempo Comum. (Neste tempo, revivemos tudo o que Jesus disse e fez para a nossa salvação).

Roxa - É usada nos domingos e dias durante as semanas da Quaresma e do Advento. É usada, também, nas missas de "corpo presente" ou na "encomendação de falecidos”.

Vermelha - Usada na Sexta-feira santa, no dia de Pentecostes e nas festas ou memórias de mártires.

Rosa - Usada no 3º domingo do Advento e no 4º domingo da Quaresma.

OBS:
Nas celebrações e missas, normalmente, é usada a Túnica e a Estola.
A Casula é usada em ocasiões especiais.

O Sacramento da Eucaristia
Em cada missa que participamos com bastante emoção e piedade, nós relembramos os últimos dias da vida de Jesus Cristo, até a sua ressurreição, e revivemos todo o misterioso sacrifício do Deus que se fez homem e aceitou morrer por amor à humanidade.
Em meio a celebração da Missa tão especial para nós cristãos, celebramos um dos acontecimentos mais valiosos da História de nossa Salvação: a instituição do Sacramento da Eucaristia.
Foi na Quinta-Feira Santa que Jesus nos deu de presente, a Eucaristia e os padres também. Isto quer dizer que foi neste dia que Jesus deu aos apóstolos o poder de consagrar o pão e o vinho, tornando-o presente na comunhão que nós recebemos quando participamos da missa.
Aliás, podemos dizer que esta foi a primeira missa!
Sabendo de tudo que ia acontecer, Jesus tinha uma grande preocupação: fazer seus apóstolos e discípulos sentirem que Ele estaria sempre presente em suas vidas, dando-lhes força e coragem para enfrentar a difícil missão de pregar e viver o Evangelho pelo mundo a fora. E foi assim que Cristo se fez alimento para nossa alma!
Como todos sabem, é impossível manter a saúde do corpo se a pessoa não se alimenta bem. O mesmo acontece com a alma: se nós nos descuidarmos, se não a alimentarmos freqüentemente, ela se enfraquece e adoece. Pode ser a doença do orgulho, da vaidade, da preguiça, do ressentimento, do rancor, do comodismo... Há muitos sentimentos ruins que podem tomar conta de nossa alma e destruí-la, como o vírus e bactérias fazem com o corpo. Por isso, precisamos mantê-la sempre forte e resistente.
A Eucaristia é o principal alimento de nossa alma. Afinal, é o próprio Corpo de Cristo que nós recebemos quando comungamos! É claro que a hóstia não tem gosto de carne, nem o vinho tem gosto de sangue - nem é isso que nós queremos! Mas, nós acreditamos que, ao receber este Sacramento, entramos em comunhão com Jesus e com todos aqueles que, vivos ou já mortos, fazem parte do Povo de Deus. Por isso nós dizemos que, na hora de receber a Hóstia consagrada, nós vamos comungar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...