12 de abril de 2012

Encontro de Catequese - Tema: Fazendo Memória da Semana Santa

A proposta desse encontro é recordar tudo o que vivemos na Semana Santa. Uma sugestão é fazer esse encontro em forma de uma pequena Gincana, onde vamos explicando cada momento e reforçando com alguma brincadeira.

Acolhida – Prepare um ambiente acolhedor, com símbolos que nos façam lembrar a Semana Santa: ramos, círio, água, pão e vinho, cruz, etc. Acolher a todos com alegria e cânticos animados. Ex: Dança da amizade. O Senhor tem muitos filhos. A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus.

Oração Inicial – Faça uma breve recordação da semana anterior, perguntando como cada um celebrou a sua Semana Santa, o que mais gostaram de reviver, o que aprenderam de novidade, ... Concluir esse momento, falando que Jesus, durante toda sua vida, partilhou conosco o que Ele tinha de melhor: amor, compaixão, humildade, misericórdia, perdão,... Agora, vamos refletir: o que eu tenho de melhor para oferecer ao meu irmão? Quais são as minhas maiores virtudes? Eu tenho colocado em prática tudo o que tenho de bom ou estou sempre fazendo o que é mau? Após a reflexão, de mãos dadas, rezamos com fé esta oração onde nos tornamos todos irmãos: Pai Nosso...

Gincana

Forme duas equipes e peça para cada equipe escolher um líder.

Tarefa 1: Lavando os pés dos discípulos.
Na quinta-feira santa Jesus lavou os pés de seus discípulos para mostrar que, mesmo ele sendo o mestre, estava lavando os pés dos seus amigos, em sinal de humildade e amor ao próximo. Com esse gesto, Jesus nos ensinou que devemos servir uns aos outros e, no Reino de Deus, quem quiser ser o maior, deve ser o menor entre nós. Nesta tarefa, o líder de cada equipe deve lavar os pés um do outro. Marca ponto o líder que lavar com mais carinho, demonstrando amor e alegria ao realizar esta tarefa.

Tarefa 2: Bênção do pão e do vinho
Prepare dois papeis com os nomes PÃO e VINHO e peça para cada equipe sortear um deles. Cada uma deve escrever as palavras que Jesus usou para abençoar aquele alimento durante a última ceia. Marca ponto a equipe que mais se aproximar da forma correta.



Tarefa 3: Perguntas e respostas sobre a Semana Santa
Cada equipe deve escolher dois representantes para responder as perguntas. Entregue duas plaquinhas para cada dupla, contendo C (para as respostas certas) e E (para as respostas erradas). Quando o catequista fizer as perguntas, cada dupla levanta a sua plaquinha. Aqui estão algumas sugestões de perguntas:

- A Semana Santa começa na Quarta-feira de cinzas? (ERRADO, começa no Domingo de Ramos)
- No Domingo de Ramos celebramos o dia em que Jesus entrou na cidade de Jerusalém, montado em um jumentinho e foi aclamado rei pelos judeus. (CERTO)
- Na última ceia, Jesus abençoou o pão e o vinho, transformando em seu próprio corpo e sangue e deu a seus discípulos, pedindo que eles sempre repetissem aquele gesto em sua memória. (CERTO)
- Judas levou os soldados para prenderem Jesus e, para que eles soubessem que era Jesus, Judas lhe deu um abraço. (ERRADO, Judas traiu Jesus com um beijo)
- Quando os soldados prenderam Jesus, Pedro ficou tão revoltado que puxou uma espada e feriu a orelha de um soldado. (CERTO)
- Era costume, na Páscoa soltar um prisioneiro, então o povo pediu que soltassem Jesus. (ERRADO, o povo pediu para soltar Barrabás)
- Na sexta-feira santa celebramos a missa mais importante do ano. (ERRADO, a Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que não celebramos missa, celebramos a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo)
- Na Sexta-feira Santa fazemos a Adoração à Santa Cruz, que significa adorar a Jesus que foi pregado numa cruz para nos libertar do pecado. (CERTO)
- Jesus foi crucificado no meio de dois ladrões que se arrependeram na hora da morte. (ERRADO, somente um se arrependeu e pediu para Jesus se lembrar dele quando estivesse no paraíso. Jesus falou que, naquele mesmo dia eles estariam juntos no paraíso)
- No Domingo de Páscoa celebramos o acontecimento mais importante para nós cristãos: a ressurreição de Jesus. (CERTO)

Tarefa 4: Significado dos símbolos da Páscoa
Prepare o desenho dos símbolos da Páscoa (clique aqui). Cada equipe escolhe um representante que deve sortear um símbolo e explicar o seu significado. Para cada rodada, as equipes escolhem um representante diferente, permitindo a participação de todos. Marca ponto quem explicar corretamente o símbolo.

Tarefa 5: Frase embaralhada
Prepare duas frases sobre a Páscoa. Cada equipe deve sortear uma frase e montar no tempo determinado pelo catequista. Marca ponto a equipe que montar a frase corretamente.
Sugestões:
- Páscoa significa passagem de uma vida de pecado para uma vida nova.
- Na Páscoa, celebramos a ressurreição de Jesus, que venceu a morte.


Tarefa 6: Mímicas
Cada equipe escolhe um representante para fazer mímica de um dos acontecimentos da Semana Santa. Marca ponto a equipe que acertar a mímica dentro do tempo determinado pelo catequista.
- Domingo de Ramos
- Santa Ceia de Jesus e os discípulos
- Judas se enforcou
- Judas traiu Jesus com um beijo
- Ressurreição de Jesus
- Pedro negou Jesus 3 vezes


Reflexão


Após a gincana, prepare uma vela num pires e um copo de vidro. Explique aos catequizandos que Jesus é a luz que ilumina nossa vida e, com a sua luz, ele nos mostra por onde devemos caminhar. Cada um de nós é uma vela também e, assim como Jesus, devemos ser luz na vida de nossos irmãos. Recorde o momento da Vigília Pascal onde acendemos o Círio Pascal e todos acendem sua vela. Enquanto vai explicando, acenda a vela e peça para todos observarem o que acontece. Depois de alguns instantes, pegue um copo de vidro e coloque sobre a vela. O que aconteceu? Por que a vela se apaga? Deixar que os catequizandos expressem o que sentiram. Concluir explicando que a vela se apaga porque falta oxigênio. Assim como esta vela, nós também precisamos de oxigênio para permanecer acesos. E qual é o oxigênio que nos mantém acesos? Levar os catequizandos a compreender que a graça de Deus, a sua misericórdia e o seu grande amor por nós é o nosso principal oxigênio. Quando ficamos distantes de Deus somos como aquela vela que perde o ar e se apaga. Neste momento, você pode pegar outra vela, acender e demonstrar o que devemos fazer quando encontramos um irmão com a luz apagada. Acenda a luz do seu irmão, assim como Jesus acende a nossa luz. Ao final, todos podem cantar o refrão deste cântico: Minha luz é Jesus e Jesus me conduz pelos caminhos da paz.

Oração Final – Antes do encontro, leia o evangelho deste 2° Domingo de Páscoa (Jo 20,19-31). Faça um breve comentário do evangelho, explicando que Jesus apareceu aos discípulos reunidos, assim como estamos neste momento. Jesus sempre saudava a todos desejando a paz e, seguindo o exemplo de Jesus, devemos sempre desejar a paz e fazer a paz acontecer em nosso meio. Juntos, vamos rezar a oração da Paz: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: eu vos deixo a paz ...

A paz esteja com todos vocês!

15 comentários:

  1. Boa tarde.
    Fantástico esta gincana... parabéns pela inspiração.
    Aguardo sua visita.

    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  2. Oi Késia, passando para fazer uma visitinha e dizer que esta ideia da gincana é muito boa...
    Ótimo final de semana para vc...
    Enia

    ResponderExcluir
  3. Olá! Fiquei alguns dias sem visitar os blogs dos amigos devido à falta de tempo, mas com grande alegria que vejo que continua lindo seu trabalho aki no blog através de suas postagens. A DIVINA MISERICÓRDIA, que hoje celebramos é garantia e força para o desempenho de nossa missão.
    Grande abraço, uma ótima semana para vc, na Paz e no Amor de Cristo ressuscitado,

    Reinaldo Fonseca
    Paróquia São Pedro e São Paulo

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a gincana em especial a reflexão final é muito profunda obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ter ajudado. Fique com Deus e volte sempre!

      Excluir
  5. Parabéns pelo encontro muito bem preparado. Achei a reflexão coerente e inteiramente voltado para a nossa religião. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse trabalho com certeza muito tem ajudado no fortalecimento da catequese em vários seguimentos sou catequista desempenho meu Ministério com adultos e adolescentes e independente de idade esse conteúdo e ótimo para trabalhar todas as idades. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito este encontro. Parabéns minha irmã!

    ResponderExcluir
  8. Amei essa gicana muito boa
    Vou fazer ela hoje com meus meninos

    ResponderExcluir
  9. Amei essa gicana muito boa
    Vou fazer ela hoje com meus meninos

    ResponderExcluir
  10. Amei essa gicana muito boa
    Vou fazer ela hoje com meus meninos

    ResponderExcluir
  11. Amei essa gicana muito boa
    Vou fazer ela hoje com meus meninos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...