5 de março de 2012

Dinâmica: Ouvindo a voz de Deus

Amados irmãos, este sábado tivemos nossa primeira reunião com os pais das crianças da catequese. É costume em minha comunidade, iniciarmos o ano com esse encontro, para reforçar nosso compromisso junto à família e propor um trabalho em conjunto, destacando o importante papel da família na evangelização das crianças. O encontro foi maravilhoso, exceto pela presença dos pais que ainda deixa a desejar, mas esperamos que, no decorrer do ano, possamos mudar esta realidade.

Quero partilhar com vocês a seguinte dinâmica que utilizamos no início do encontro:

Solicitamos dois voluntários, de preferência uma criança e o seu responsável. Explique que o responsável deverá ir até a criança, de olhos vendados, apenas ouvindo a sua voz. Faça um círculo em volta do responsável, com a criança e alguns catequistas. Oriente os catequistas para atrapalharem a criança, falando o caminho errado (ex: pra frete, pra direita, etc). O responsável pela criança deverá se concentrar, encontrar o caminho certo e abraçar a criança.

Ao final da dinâmica, perguntar para o responsável: O que você sentiu? Foi difícil encontrar a criança? Por quê?

Concluir este momento com uma reflexão à partir do que todos perceberam. Os catequistas representam todas as vozes que tentam nos afastar do caminho de Deus (pecado, televisão, vícios, etc). A criança é a voz de Deus que nos chama e está de braços abertos nos esperando, mas, muitas vezes não conseguimos parar e ouvir Sua voz. Outro obstáculo é a venda em nossos olhos que nos impede de enxergar o caminho certo. Que atitudes devemos ter para tirar essa venda e ir ao encontro de Deus? Mesmo de olhos fechados, o que podemos fazer para ouvir melhor a voz de Deus?

É interessante fazer a reflexão de acordo com a participação dos pais. Em minha comunidade, uma mãe teve outra percepção muito interessante. Para ela, aquela criança representa também nossos filhos, nos chamando e pedindo a nossa atenção, e muitas vezes escutam de seus pais a frase: Não tenho tempo! Devemos ter o cuidado de amar e ser presente na vida de nossos filhos, não deixando espaço para que o mundo preencha a vida deles com coisas que não agradam a Deus.

Após esta reflexão convidamos todos a abrirem bem os olhos e os ouvidos para escutar o que Deus tem a nos dizer no Evangelho de hoje que, por sinal, tem tudo a ver com a nossa reflexão. Leiam Mt 5,43-48.

A paz de Jesus esteja com todos vocês!
Um grande abraço e até a próxima!

2 comentários:

  1. Porque nós não podemos esqueser deli eli eo noso Deus bemdito seija Deus q nós reunio no amor de cristo nestes meios de comunicação

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...