11 de abril de 2012

Celebração da Primeira Eucaristia na Páscoa

Oi amados de Deus! Que a paz e a alegria de Cristo Ressuscitado estejam com todos vocês!

Muitas comunidades estão em festa, celebrando a Páscoa e também a alegria da Primeira Eucaristia de seus catequizandos.

Nossa amiga Imaculada tem partilhado em seu blog belíssimas reflexões sobre a importância de celebrar a Primeira Eucaristia na Páscoa (clique aqui). E, como ela mesma nos lembra, isto é uma das recomendações da nossa Igreja, segundo o diretório de Catequese, em seu estudo 97 e em todos os outros que falam sobre Iniciação Cristã.

Muitas comunidades, por praticidade ou conveniência, não atendem a esta recomendação, como é o caso, por exemplo, da minha Paróquia, onde as crianças fazem a Primeira Eucaristia sempre no final do ano, próximo a data de comemoração de nossa padroeira, Imaculada Conceição.

Acabamos de celebrar um dos Tríduos mais lindos que já vi por aqui, com a participação dos movimentos, pastorais e comunidades, algo bem difícil de acontecer nas nossas celebrações, uma vez que somos numerosos e os grupos acabam se dividindo, cada um celebrando do seu modo.

Ontem, em uma reunião da Liturgia, partilhamos os bons frutos deste trabalho em unidade. E como foi bom! Porém, apesar de compreender a importância do trabalho em união para o crescimento da comunidade, não podemos contar com isso na prática, pois o nosso pároco pede que cada grupo ou movimento celebre do seu jeito, jovens, família, comunidades católicas, enfim, cada missa tem uma forma diferente de celebrar, na tentativa de atender a todas as idades e anseios, assim, cada um participa da missa no horário em que se sente mais a vontade. Entendo que isso também é bom, mas, de certo modo, pode causar um distanciamento entre os grupos.

Nesta Páscoa tivemos uma demonstração do quanto é importante celebrar em unidade, e é isso que alimenta a minha esperança de ver minha comunidade cada dia mais forte e unida num mesmo ideal cristão de amor a Deus e ao próximo. Imagino que, celebrar a Primeira Eucaristia nesta data, seria a coroação deste trabalho realizado com tanto amor e dedicação. No entanto, para que isso aconteça, ainda temos que vencer alguns desafios.

Mudar a data da Primeira Eucaristia, talvez não seja uma tarefa tão fácil para muitos, mas, quem sabe, não conseguimos amadurecer a ideia e tornar isso um sonho possível?

Que o Espírito Santo desça sobre nós e nos anime a realizar a vontade de Deus em nosso meio. Um grande abraço!



2 comentários:

  1. Oi Késia... to aqui pra acalmar seu coração... Cada um tem seu tempo... Como eu disse, essa inquietação é positiva, as vejo como ação do espírito Santo em nós... As coisas estão caminhando e creio que mais dia, menos dia, tudo vai sendo colcoado em seu devido lugar, inclusive a celebração da Eucaristia no período Pascal...
    Fico feliz de ter sido sua fonte inspiradora para esse texto tão lindo... Que ele fale ao coração de muitos...
    beijo grande e sejamos unidos sempre!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Késia,passando para dizer que tem selinho lá no blog para você,beijos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...