20 de abril de 2012

Dinâmica: Carta em pedaços

Amados, nossa irmã Kelly me pediu uma sugestão de alguma dinâmica ou outro material que ajude a refletir sobre o evangelista Marcos. Lembrei, então, dessa dinâmica, que pode ser útil para falar não apenas de São Marcos, mais dos evangelistas de modo geral. Se alguém tiver outra sugestão, sinta-se a vontade para partilhar, ok! 

Prepare tirinhas de papel na quantidade de participantes do grupo. O papel deve ser suficiente para cada pessoa escrever aproximadamente 5 linhas. Numere os papéis e entregue aos participantes.

Explique ao grupo que, juntos, vamos escrever uma carta sobre a nossa comunidade, destacando as principais atividades, pessoas que desenvolvem trabalhos importantes, as maiores dificuldades, etc. A carta será escrita em pedaços e, ao final, vamos ler a carta inteira.

De que forma a carta será escrita?
A pessoa que recebeu o papel n° 01 começa escrevendo a carta. Em seguida, mostra apenas a última linha para a pessoa n° 02, que deverá continuar a carta a partir do que leu, e assim sucessivamente, até o último. Não é necessário escrever um parágrafo inteiro, pois o objetivo é cada participante continuar a carta a partir da última linha escrita pelo colega, independente de este ter terminado o parágrafo.

A medida que vão escrevendo, entregam o papel para o catequista colar em uma folha, na devida ordem.

Ao final, o catequista lê a carta para todos. Dependendo da criatividade do grupo, a carta pode ficar bem interessante.

Após a leitura da carta, o catequista deve refletir com o grupo: A carta que acabamos de escrever, fala claramente sobre a nossa Comunidade? Qualquer pessoa que ler, vai conseguir compreender tudo o que tentamos transmitir? O que é importante fazer para que as próximas gerações conheçam melhor a história da sua comunidade?

Obs: Se a turma for grande, você pode fazer uma variação da dinâmica. Divide a turma em dois grupos. Um deve fazer a carta da forma como foi descrita acima. O outro escolhe um representante para escrever tudo o que os participantes falarem sobre a sua comunidade.

Quando os grupos concluírem o trabalho, devem ler a sua carta para todos. Em seguida, o catequista faz a reflexão com o grupo, destacando a diferença entre as duas formas de apresentação.

Após a reflexão, o catequista inicia um diálogo sobre o Evangelho, comentando que a Bíblia foi escrita por pessoas inspiradas por Deus. Os Evangelhos surgiram em comunidades, assim como a nossa, onde os evangelistas, inspirados pelo Espírito Santo, decidiram deixar por escrito, todos os acontecimentos que marcaram a vinda de Jesus. É interessante destacar que, no lugar onde todos conhecem a sua realidade, cada um tem uma percepção diferente, um modo particular de contar a história. Se todos tentarem escrever em um único documento, talvez não consigam ser bem compreendidos, como no caso da carta escrita por várias pessoas. O Evangelista é, portanto, alguém inspirado por Deus, para reunir em um documento todos os fatos marcantes da vida de Jesus. Alguns escreveram com base em sua própria vivência, outros, porém, não tiveram a oportunidade de conviver com Jesus e basearam seus escritos em relatos de pessoas que conviveram com Ele.

A reflexão pode seguir conforme o assunto a ser discutido no encontro. Para se aprofundar um pouco mais, você pode ler a postagem anterior, sobre os Evangelistas.

A paz de Jesus esteja com todos vocês!

Um comentário:

  1. A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA, DEUS SEJA LOUVADO POR ESTE BLOG, AMEI É LINDO.TENHO UM BLOG TAMBEM FCAREI GRATA COM SUA VISITA:http://cristoreigrupodeoracaodecrianca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...