26 de abril de 2012

Encontro de Catequese - Tema: Títulos de Nossa Senhora


O mês de maio está chegando e muitos catequistas já estão em busca de ideias para seus encontros sobre Nossa Senhora. Quero partilhar uma sugestão de encontro sobre os títulos de Maria.

Para falar dos diferentes títulos de Nossa Senhora, podemos montar um painel, com a ajuda dos próprios catequizandos. Selecione vários títulos de Nossa Senhora, na mesma quantidade de catequizandos da sua turma (veja algumas histórias clicando aqui). No encontro anterior, cada um deve sortear um título, e terão a missão de descobrir por que Maria recebeu aquele título. Também devem trazer para o encontro, uma figura da imagem de Nossa Senhora que eles pesquisaram.

Se possível, pedir para cada um trazer uma imagem de Nossa Senhora (não necessariamente a mesma que pesquisou). Prepare um altar bem bonito para acolher todas as imagens.

O catequista deve levar para o encontro, um painel de TNT ou cartolina, com o título: “Todas as Nossas Senhoras são a mesma Mãe de Deus!”

Acolhida: Iniciar o encontro com muita alegria e cânticos que falam de Maria. Ex: Uma entre todas foi a escolhida, ...

Oração Inicial: Ladainha de Nossa Senhora cantada. (Ave cheia de graça, ave cheia da amor, ...)

Motivação (ver): Montar um painel com as figuras que os catequizandos trouxeram. Cada um apresenta a sua figura e conta o que conseguiu descobrir sobre aquele título de Nossa Senhora. É importante que o catequista também pesquise sobre cada um dos títulos que sugeriu aos seus catequizandos, para completar as informações, caso alguém não tenha conseguido informações suficientes.

Colocação do tema (julgar): Após a montagem do painel, o catequista inicia a apresentação do tema, explicando que Maria “é uma só”, mas recebe vários nomes ou títulos em função de lugares onde teria aparecido (de Fátima, de Lourdes,...), de graças que tenha concedido (das Graças,...), de locais onde é padroeira (Aparecida,...), de graças que necessitamos (da Boa Viagem, da Saúde,...) e até nomes que queiramos dar em função de nossas necessidades. É a Santa que mais recebe nomes em toda a Igreja Católica, com mais de 1.100 títulos diferentes. Para concluir esse momento, colocar a música do Roberto Carlos: Todas as Nossas Senhoras. Se possível, leve a letra para todos cantarem juntos.

Agir Transformador (ação): Depois de conhecer diversas histórias de Maria, o nosso compromisso é falar a todos desse grande amor que ela tem por nós, tanto que aceitou gerar Jesus em seu ventre, para que ele pudesse vir ao mundo e dar a própria vida por nós. Assim como Maria, devemos dizer SIM à Deus sempre que Ele nos chamar e responder sempre com a mesma alegria que Maria respondeu. Durante a semana, vamos dizer SIM sempre que o Senhor precisar de nós.

Oração Final: Maria, a humilde serva do Senhor, aceitou a sua missão com muito amor e alegria e elevou ao pai, como forma de gratidão, um dos mais belos cânticos encontrados na Bíblia: O Magnifica (Lc 1,46-55). Juntos, vamos fazer esta linda oração de amor e gratidão a Deus, pelo SIM de Maria.

Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, rogai por nós!


3 comentários:

  1. Excelente ideia Kesia!

    Gostei muito deste encontro!

    Um beijo e uma ótima quinta-feira...
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Realmente maravilohoso!!
    Grata por compartilhar seus dons.

    ResponderExcluir
  3. Cada dia mais apaixonada pelo blog. muito obrigada por compartilhar ideias maravilhosas que Deus continue iluminando.

    Paz de Cristo
    Deborah Giovanelli- Catequista

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...