Narrador: Esta é a história de João Batista. Aquele que veio preparar o povo para receber Jesus.
Zacarias e Isabel, os pais de João Batista, eram de idade avançada e não tinham filhos. Porém, eles confiavam muito em Deus e sempre rezavam pedindo um filho. Isabel sempre recordava as histórias dos milagres que Deus fizera para Sara e Ana, duas mulheres que também não podiam ter filhos e que só se tornaram mães quando já eram idosas.
E eles pediram com tanta fé que o Senhor ouviu suas orações. Zacarias era sacerdote e era costume um sacerdote entrar no santuário do Senhor para oferecer perfume. Certo dia, coube a Zacarias a missão de entrar no templo para oferecer perfume ao Senhor. Todo o povo ficava de fora aguardando. Enquanto ele estava no templo servindo e rezando por todo o povo, apareceu-lhe o anjo Gabriel. Zacarias ficou assustado, mas o anjo lhe falou:
Anjo: Não tenha medo Zacarias. Deus ouviu a oração de vocês; sua esposa vai ter um filho e você vai chamá-lo de João. Ele será para ti motivo de muita alegria e muitos se alegrarão com o seu nascimento, porque ele será grande diante do Senhor e, desde o ventre de sua mãe ele será cheio do Espírito Santo. Ele converterá muitos filhos de Israel e vai preparar um povo bem disposto para servir ao Senhor.
Narrador: Mas Zacarias não acreditou muito e perguntou ao anjo:
Zacarias: Como saberei que isso vai acontecer? Pois sou velho e minha esposa também. Como poderemos ter um filho?
Anjo: Você ficará mudo até o dia em que seu filho nascer, porque não acreditou nas minhas palavras.
Narrador: O povo que estava esperando Zacarias admirava-se de ele demorar tanto tempo no santuário. Quando Zacarias saiu do templo, só se comunicando através de sinais, o povo percebeu que ele teve uma visão de Deus. Ele, porém, não explicou nada a ninguém. Só Isabel compreendeu, pois ficou grávida logo depois. Os dois ficaram muito felizes, e ansiosos, esperavam o nascimento de João.
Quando completou o tempo, Isabel deu à luz um filho e logo que seus vizinhos souberam do milagre que o Senhor tinha realizado, todos se alegraram com a notícia.
Povo: Viva! O filho de Isabel e Zacarias nasceu! É um lindo menino.
Narrador: Oito dias depois, quando levaram o menino para circuncidar, queriam chamá-lo pelo nome de seu pai, Zacarias.
Povo: Vejam é o filho de Isabel e Zacarias. Vamos chamá-lo Zacarias também.
Isabel: Não. Ele deverá se chamar João.
Povo: Mais não há ninguém na tua família com este nome.
Narrador: Então perguntaram com gestos a Zacarias como ele queria que seu filho se chamasse.
Zacarias pediu uma tábua e escreveu as seguintes palavras: SEU NOME É JOÃO.
E logo que sua boca se abriu, sua língua soltou e ele falou bendizendo ao Senhor.
Zacarias: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou seu servo e realizou o que tinha anunciado. Vamos construir uma grande fogueira para que todos saibam que nasceu um enviado do Senhor. Vamos celebrar o nascimento de João!
Obs: Todos fazem uma grande roda em volta de Isabel e Zacarias e cantam alegremente esse refrão: A fogueira tá queimando em homenagem a São João, o forró já começou, vamos gente, rasta pé pelo salão.
Que lindo, Kesia!
ResponderExcluirEste ano estamos retomando as peças teatrais na catequese e a nossa primeira apresentação será este domingo.
É uma maneira muito boa de evangelizar!
Que Deus e a virgem Maria te abençoem sempre.
Bjs