8 de junho de 2012

Encontro de Catequese - Tema: Jesus fala por meio de parábolas


Acolhida: Prepare um ambiente alegre e acolhedor e, com bastante alegria, acolha a todos com cânticos que falem sobre o tema.

Oração Inicial: Pai Nosso.

Motivação (ver): Conte uma história bem interessante, como por exemplo, a história da postagem anterior (A importância do grupo). Ao final, não faça a reflexão, pergunte aos catequizandos: Qual a moral da história?

Em seguida explique que acabamos de refletir sobre uma parábola. Explique o que é parábola e porque Jesus ensinava por meio de parábolas.

Colocação do tema (julgar): Pedir para cada um ler, em silêncio, a parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37). Após a leitura, fazer a dinâmica do pirulito, com o objetivo de praticar o ensinamento desta parábola.

Dinâmica do pirulito: Entregue um pirulito para cada participante. Cada um deve desenrolar seu pirulito e esticar bem o braço. Todos deverão comer o pirulito sem dobrar o braço. Deixar que eles descubram a forma correta de comer o pirulito, que é colocando na boca uns dos outros.

Após a dinâmica refletir: O que a parábola do Bom Samaritano nos ensina? Será que, na dinâmica, conseguimos agir como o Bom Samaritano? Por quê?
Explicar que muitas vezes somos egoístas e não enxergamos o irmão que está ao nosso lado, precisando de ajuda.

Se houver tempo disponível, reflita sobre outras parábolas.

Agir Transformador (ação): Assim como Jesus transmitia seus ensinamentos através das parábolas, nós também vamos imitá-lo. Escolha a parábola que mais gostou e conte para os amigos durante a semana.

Obs: O catequista também pode preparar um pirulito ou um cartão e pedir para cada criança levar e entregar para alguém muito especial, cuidando com carinho dessa pessoa, assim como o Bom Samaritano.

Oração Final: Vamos fazer um círculo de oração. Pedir para cada um colocar a mão na cabeça do amigo e fazer uma oração especial por ele.


Que a paz de Jesus esteja sempre contigo!


Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...