8 de junho de 2012

A importância do grupo


Um homem que, assiduamente comparecia às reuniões de um grupo de Amigos, sem comunicar a ninguém, deixou de participar de suas atividades.

Depois de algumas semanas, um Amigo, integrante desse grupo, decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria. O Amigo o encontrou em sua casa, sozinho, sentado diante da lareira, onde o fogo estava brilhante e acolhedor.

Adivinhando o motivo da visita do seu Amigo, deu-lhe as boas vindas e, aproximando-se da lareira ofereceu-lhe uma cadeira grande em frente à chaminé e ficou quieto, esperando.

Nos minutos seguintes houve um grande silêncio. Os dois homens somente admiravam a dança das chamas em volta dos troncos de lenha que queimavam. Depois de alguns minutos, o Amigo examinou as brasas que se formaram e cuidadosamente escolheu uma delas, a mais incandescente de todas, empurrando-a para fora do fogo. Sentando-se novamente, permaneceu silencioso e imóvel.

O anfitrião prestava atenção a tudo, fascinado e quieto. Dentro de pouco tempo, a chama da brasa solitária diminuiu, até que após um brilho momentâneo, seu fogo se apagou em um instante. Dentro de pouco tempo, o que antes era uma festa de calor e luz, agora não passava de um preto, frio e morto pedaço de carvão recoberto de uma espessa camada de cinza.

Nenhuma palavra tinha sido pronunciada desde a protocolar saudação inicial entre os dois amigos. Antes de preparar-se para ir embora, movimentou novamente o pedaço de carvão já apagado, frio e inútil, colocando-o novamente no meio do fogo. Quase que imediatamente voltou a desprender-se uma chama, alimentada pela luz e o calor das labaredas dos outros carvões em brasa ao redor dele.

Quando o Amigo se aproximou da porta para ir-se embora, seu anfitrião lhe disse: ­- Obrigado pela tua visita e pelo belíssimo sermão... Retornarei ao grupo de Amigos que muito bem me fez.



Reflexão

Aos membros de um grupo vale sempre lembrar que eles também são responsáveis por manter acesa a chama da AMIZADE entre cada um dos seus membros e de promover a união entre todos eles, para que o fogo seja sempre realmente forte, eficaz e duradouro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...