Hoje a Igreja celebra este grande santo que deixou sua marca, principalmente, no que diz respeito ao relacionamento com os jovens. No livro “Você e o seu filho: como conquistar o seu filho, segundo Dom Bosco” de Hélio Faria, aprendemos alguns ensinamentos de Dom Bosco que podem ser úteis não só entre pais e filhos, mas em todos os relacionamentos.
Dom Bosco (1815-1888) foi um dos maiores educadores do século XIX. Trabalhou em Turim, norte da Itália, e viveu sua experiência com adolescentes e jovens em grupos mais numerosos - escolas, centros juvenis e oratórios.
Os pais vivem sua experiência educativa no pequeno grupo familiar. Mas podem aprender muito das intuições pedagógicas de Dom Bosco. Como diz a Regra de Vida dos Salesianos, o Espírito Santo formou nele "um coração de pai e mestre". Um coração onde todos os jovens encontram lugar.
Com estes dez pontos não pretendemos, é claro, transmitir a você todo o carisma nem toda a sabedoria de Dom Bosco. Queremos lhe mostrar apenas um caminho diferente, um caminho de amor, para você se aproximar do seu filho ou filha. Se quiser conhecer mais o método educativo do santo amigo dos jovens, procure um salesiano ou salesiana mais próximo de você. Eles certamente vão ajudá-lo.
10 (dez) pontos básicos, segundo Dom Bosco, para ajudar a conquistar nossos filhos:
1. VALORIZE O SEU FILHO
Quando é respeitado e estimado, o seu filho progride e amadurece. Ele sabe (ou sente) que você se interessa por ele apenas porque gosta dele.
2. ACREDITE NO SEU FILHO
Mesmo o filho mais "difícil" traz bondade e generosidade em seu coração. Cabe a você procurar - e achar - essa disponibilidade inata. Ouça-o. Acredite nele.
3. AME E RESPEITE O SEU FILHO
Dom Bosco disse: "Se você quer ser amado por alguém, ame-o antes". Mostre ao seu filho, claramente, que você está ao lado dele. Olhe-o nos olhos. Nós é que pertencemos aos nossos filhos, e não eles a nós. Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. E você gosta do seu filho não para que ele goste de você. Você gosta dele como Deus gosta da gente: sem cobranças, sem busca de retorno. Você gosta dele porque você se sente feliz em vê-lo crescer como pessoa humana.
4. ELOGIE O SEU FILHO SEMPRE QUE PUDER (E ELE MERECER)
Seja sincero: quem de nós não gosta de um elogio? O nosso filho também. Ele precisa de elogio e estímulo para prosseguir no caminho certo. Um elogio custa tão pouco para nós. Mas vale muito para o nosso filho - quando ele merecer.
5. COMPREENDA O SEU FILHO
O mundo de hoje é complicado, rude e competitivo. Muda todo dia. Procure entender isso. Coloque-se no lugar do seu filho. Procure compreender por que ele está tão distante, tão longe de você. Quem sabe não está desesperado, perdido, precisando de você, esperando apenas um toque seu?
6. ALEGRE-SE COM O SEU FILHO
Tanto quanto nós, o nosso filho é atraído por um sorriso. A alegria e o bom humor atraem os meninos como mel. Você vai ver como tudo fica mais fácil, mais gostoso e mais divertido quando nós "entramos na deles". Ninguém melhor do que Dom Bosco entendeu isso. Ele participava dos seus jogos, das suas brincadeiras, do seu esporte. Faça isso também. Principalmente, procure gostar disso. E você vai entender por que Dom Bosco é um santo que aparece sempre sorrindo.
7. APROXIME-SE DO SEU FILHO
No método preventivo de Dom Bosco, uma aproximação amiga com o jovem é fundamental. Evita males maiores, porque dá oportunidade de aconselhar na hora certa, de prevenir, antes de remediar. Viva com o seu filho. Conheça os amigos dele. Procure saber aonde ele vai, com quem está. Convide-o a trazer os amigos para a sua casa. Participe amigavelmente da sua vida.
8. SEJA COERENTE COM O SEU FILHO
Não temos o direito de exigir do nosso filho atitudes que não temos. Quem não é responsável não pode exigir responsabilidade. Quem não é sério não pode exigir seriedade. Quem não respeita não pode exigir respeito. E assim por diante. Às vezes somos rigorosos ou rudes para esconder nossa própria fraqueza e falta de argumentos. O nosso filho vê tudo isso muito bem, talvez porque nos conheça mais do que nós a ele.
9. PREVENIR É MELHOR QUE CASTIGAR O SEU FILHO
Dom Bosco, que foi um excepcional educador, sabia que "a força corrige o vício, mas não corrige o viciado." No pensamento - e na sua prática - de Dom Bosco, a educação preventiva permite dar ao nosso filho uma alegria e um novo sentido de viver. Quem é feliz não sente necessidade de fazer o que não é direito. O castigo magoa. A dor e o rancor ficam e separam você do seu filho. Principalmente quando é dado na hora errada, quando você - ou seu filho - está discutindo sobre qualquer coisa. Pense duas, três, sete vezes, antes de castigar. Nunca com raiva. Nunca.
10. REZE COM O SEU FILHO
No princípio pode parecer "careta", mas a religião precisa ser alimentada. Quem ama e respeita Deus, vai amar e respeitar o seu próximo. Quem for um bom cristão na certa vai ser um bom cidadão. Dom Bosco aprendeu que a confissão, a comunhão e a devoção à Nossa Senhora são valores certos e profundos. Quem se confessa e comunga com freqüência, pensará muito antes de fazer qualquer coisa errada. "Quando se trata de educação, não se pode deixar de lado a religião", dizia Dom Bosco.
Fonte: Faria, Hélio - Você e o seu filho: como conquistar o seu filho, segundo Dom Bosco/Hélio Faria - 4ª ed. São Paulo: Editora Salesiana, 2005.
Dom Bosco rogai por nós!
ResponderExcluirOlá, que bom poder mais uma vez vir aqui neste blog abençoado!
Vim avisar que a lista dos Catequistas Unidos foi atualizada e tenho um convite:
http://www.catequesenanet.com.br/2012/01/olha-surpresa.html
Passe lá para conferir, te espero!
Paz de Cristo!
Kesia, paz e bem...
ResponderExcluirLi seu recadinho e terei o maior prazer em lhe ajudar... mande para o meu e-mail (catequista.roberto@yahoo.com.br) o seu MSN, para que possamos conversar... assim ficará mais fácil de eu ajudar você a registrar seu domínio...
Grande e fraterno abraço.
Oi Kesia,
ResponderExcluirSeria muito bom se todos os pais seguissem esses 10 pontos...
Gostei muito do blog, que Deus continue te iluminando.
Olá Rosane. Vim conhecer seu blog e agradecer pela visita.Muito interessante esse post sobre a educação dos filhos. Assim todos os pais tomassem conhecimento dessas orientações e as seguisse. Assim talvez evitaríamos uma série de erros na educação de nossos filhos. Mas qdo a intenção é boa, sempre é tempo de aprender. Bjs.
ResponderExcluirVolte a me visitar. Aguardo.
Sucesso prá vc.
Oiê, gracias hermanita de mi corazón!
ResponderExcluirTe amo muuuuuucho! Ya lo sabes.
Achei seu blog lindo demais.
ResponderExcluirLayout simples e belo...
Matérias e conteúdos importantes...
bjo
http://catequeseepartilha.blogspot.com/